Peso por peso, gripe por medida

Foi culpa da garoa fina de terça-feira, certeza!

Estava bem até sentir seu fino véu de gotículas caírem e pesar sobre a cabeça sobrecarregada, fervendo, cheia de coisas e planos. De mansinho, ela foi desenhando no meu casaco leve, já velhinho e batido, uma renda amena e vulnerável, que se desfazia num encostar.  Noutro dia eu até tinha uma “sombrinha”, mas tirei da bolsa porque a fazia mais pesada para carregar.

0

A garganta começa a gritar silenciosamente, até açaimar a voz. Esfolada e receosa, já não canta mais junto com a Marisa Monte ao ouvir MPB na rádio FM. O corpo fica mole e a vontade de viver desaparece.  “Quero minha cama”, passa a ser o discurso mais frequente, com peso na consciência.

O nariz, ora pinga ora fecha, forçando o ar entrar pela boca. O mesmo ar que vai e volta pesado, faz rachar as linhas bordadas por Deus, nos lábios. Não há manteiga de cacau ou santo forte que dê jeito depois.

Espirros encarrilhados assustam as pessoas no metrô, que, após perceberem os olhos lacrimejados e os “fungs, fungs” disfarçados, se afastam. Te olham torto da Sé até Jabaquara e não se oferecem mais para segurar a mochila pesada – depois da garoa tudo parece pesado, até a vida. Até uma estação e outra, seja inverno ou Portuguesa- Tietê.

O motor do ônibus que vai sair da rodoviária é tão quente quanto a minha testa. Mas mal dá para perceber, já que as mãos ficam dormentes. Mesmo tirando a bolsa dos ombros, parte do pescoço parece sobrecarregado. Só não dá pra saber se é o peso da culpa por ter esquecido o guarda chuva e enfrentado a friagem, ou apenas a gripe querendo te dominar.

Anúncios

Sobre Thalita Monte Santo

Jornalista, fotógrafa e escritora.

  1. Volto a repetir, adoro textos independentes. Adoro o que você escreve, manda muito bem. Parabéns a tendência sua é só melhorar, uma vez ouvi de profissionais a seguinte frase: escrever é 10% talento e 90% de prática. Seus 10% estão garantidos certeza. Parabéns mesmo.
    Adrielli Oliveira
    loading1blog.blogspot.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: