Baixando gato por lebre

gato-e-lebre2-e1374168591834Pensando em melhorias, certo dia você decide ‘baixar’ um novo antivírus para o seu computador. Procura por recomendações de amigos, faz uma pesquisa em sites e vai atrás dos gratuitos. Um, no meio de tantos, chama-lhe atenção.

Analisando, você lê nas características descritas que o programa lhe oferece diversas vantagens e promete solucionar o seu problema. Outras pessoas passaram pelo site e deixaram suas impressões sobre o mesmo. E elas não poderiam ser melhores:

“Maravilhoso, sem dúvidas o melhor antivírus que inventaram”, diz uma mulher. “Recomendo a todos”, completa um homem com subnick anônimo.

Beleza – você pensa – é esse mesmo que eu vou levar! Além de gratuito parece ser ótimo. Pronto, o download já está sendo feito.

A rapidez com que o antivírus é levado aos seus arquivos baixados te deixa impressionado. Você começa então o passo a passo da instalação. A primeira janela lhe explica como prosseguir e pede que você avance. Ok!

Na segunda etapa, aparece o termo de compromisso – todo em inglês, com mais de nove parágrafos –, mas quem é que para e lê de verdade, né!? Coloca logo um Accept ai!

Com os passos a seguir autorizados, inicia-se o processo de instalação. Não demora muito para que outra janela, a de concluído, apareça para finalizar o processo.

Tudo ok, você começa a fazer a varredura, e vê que realmente o antivírus escolhido é excelente, pois ele te mostra o nome dos arquivos infectados e até a bendita página do site ‘Jogos do Tempo’ que se instalou sozinha na sua homepage e não sai de jeito nenhum.

Contente com o resultado, agora é hora de mover tudo para a quarentena. De repente o susto: Faça agora o pagamento do pacote para receber as funcionalidades de nossos serviços. Oi!?

É, pois bem, parece que você baixou gato por lebre. Isso devia estar lá no termo que foi ignorado e acceptado. Agora a saída momentânea é aprender a conviver com a mensagem te cobrando o pagamento toda vez que é ligado o computador.

Anúncios

Sobre Thalita Monte Santo

Jornalista, fotógrafa e escritora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: