Num piscar de olhos

Leite derramado

Como em todas as manhãs, partindo de um ritual, meço uma quantidade exata de leite, duas vezes na mesma xícara, e coloco para ferver.

No despejar, entrego toda a minha ansiedade, de uma vez só, e a disponho no fundo da panela.

Mesmo com pressa, gosto de observar as bolhas de ar que se formam nas beiradas.

Agitadas por conta da transição da caixa para a xícara e, da xícara para a beira do fogão, elas parecem brigar entre si, com a intenção de encontrar o seu lugar no vasilhame antes de estourarem.

Às vezes acho que a minha ansiedade fixa-se no líquido e acelera a morte das bolhinhas.

Quando penso que tudo se estabilizou, quando não há mais ar ali, só o leite liso pronto para ser consumido, eis que elas surgem. As asquerosas ‘natas’.

Minha mãe vive dizendo ser frescura da minha parte, que “nata não é ruim!”, que eu “deveria parar de reclamar”, mas não adianta. Elas não me descem, literalmente.

Uma vez, na pressa, coloquei o leite no copo e depois na boca. Senti algo se prender na minha língua, bom, era melhor eu ter ido com menos sede ao pote, digo, copo. Tenho certeza de que as natas são obra, mais uma vez, da minha ansiedade. Uma verdadeira traição, diga-se de passagem.

Tentando equilibrar a fome e manter a paciência, pego uma colher e, cuidadosamente retiro o corpo branco que boia no meu leite.  Depois disso, fico o tempo todo ali, encarando a ebulição, mas nada do leite ferver. Já se foram as bolhas, as natas e a serenidade.

Parece até pirraça de criança. Enquanto volto meu olhar para a panela, nada de extraordinário (e esperado) acontece. Mas de repente, ao ouvir o meu nome vindo do quintal, dou as costas para o fogão por um segundo e pronto! O leite, num piscar de olhos, ferveu, derramou e queimou toda a minha ansiedade no bocal.

Sobre Thalita Monte Santo

Jornalista, fotógrafa e escritora.

Deixe um comentário

